Administraçao
DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL
2012
FASE 1
Entrega dias 13 e 14 de agosto de 2012
Análise do ambiente externo
a) Macroambiente
As forças macroambientais que devem ser analisadas nesse item são:
Políticas: A luta política, as alterações constitucionais, a intervenção governamental no mercado, a globalização, as mudanças de orientação ideológico-partidária afetam a legislação e, portanto, as organizações. Política definida permite um posicionamento tranqüilo, enquanto as indefinições geram conjecturas e aumentam os riscos envolvidos. È fundamental que seja feita uma análise macroorientada sobre as políticas que possam influenciar a empresa em estudo.
Novas Leis; A existência de leis conhecidas e tradicionais permite um posicionamento previsível, enquanto as mudanças de legislação obrigam a reposicionamentos, geram surpresas e instabilidade. Nesse sentido, deve ser realizada uma análise macroorientada sobre as novas leis que possam influenciar a empresa em estudo.
Economia: Quando estável, permite planejar com facilidade. Política econômica mudando de expansiva para recessiva e os ciclos onde controle de preços e salários são utilizados como principais instrumentos ocasionam perplexidade e surpresa e obrigam a prever as pressões internas que levaram às mudanças no ciclo, ou seja, antecipar as mudanças para obter o posicionamento adequado. È importante que se realize uma análise macroorientada da economia, considerando pontos chaves que possam influenciar a empresa em estudo.
Governo: Nos países em desenvolvimento pode ocorrer instabilidade no governo, com alterações na estrutura do poder, afetando as organizações. Épocas que antecedem as eleições são épocas de indefinição e incerteza acompanhadas do enfraquecimento do poder central e, portanto, são geradoras de especulações quanto aos rumos futuros. É necessário que haja uma análise sobre as questões