Administraçao
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
NADJANARA VIEIRA lIMA
CULTURA ORGANIZACIONAL
Brasília/DF
2011
NADJANARA VIEIRA lIMA
CULTURA ORGANIZACIONAL
Relatório apresentado ao curso de Administração da Faculdade Evangélica como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado I.
Prof. Orientador: Marylwilson Ribeiro Dias de Araújo
Brasília/DF
2011
CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
Dados da Organização
O Departamento de Policia Federal é um órgão publico vinculado ao Ministério da Justiça, sua sede localiza-se no Distrito Federal e devido à complexidade de sua atuação, em decorrência do tamanho do território brasileiro, foi disposta em 27 Superintendências Regionais, 84 Delegacias de Policia Federal, 15 Postos Temporários e 1 Centro de Treinamento.
Negócio/Área de Atuação
Atua no âmbito da Segurança Nacional junto ao Ministério da Justiça, tem poder de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras.
Breve Histórico
A Polícia Federal tem na sua origem a Intendência-Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil, criada por D. João VI, em 10 de maio de 1808, com as mesmas atribuições que tinha em Portugal.
Com o Decreto-Lei nº 6.378, de 28 de março de 1944, a antiga Polícia Civil do Distrito Federal, que funcionava na Cidade do Rio de Janeiro/RJ, ex-capital da República, no Governo de Getúlio Vargas, foi transformada em Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP), diretamente subordinado ao Ministro da Justiça e Negócios Interiores.
De acordo com o referido Decreto-Lei o DFSP tinha a seu cargo, no Distrito Federal, os serviços de polícia e segurança pública e, no território nacional, os de polícia marítima, aérea e segurança de fronteiras.
Ficou também estabelecido que as Secretarias ou Departamentos de
Segurança e Chefaturas de Polícia dos Estados receberão orientação do DFSP sobre