administraçao
Fundada em 24 de outubro de 1945, na cidade de São Francisco (Califórnia – EUA), a ONU é uma organização constituída por governos da maioria dos países do mundo. A sede principal da ONU fica na cidade de Nova Iorque e seus representantes definem, através de reuniões constantes, leis e projetos sobre temas políticos, administrativos e diplomáticos internacionais.
É a maior organização internacional, que surge no final da II Guerra Mundial em substituição à Liga das Nações. Quando foi fundada, logo após a Segunda Guerra Mundial, contava com a participação de 51 nações. Ainda no clima do pós-guerra, a ONU procurou desenvolver mecanismos multilaterais para evitar um novo conflito armado mundial. Existem atualmente 193 estados-membros, incluindo quase todos os estados soberanos do mundo.
1.2 Divisão Administrativa
De seus escritórios em todo o mundo, a ONU e suas agências especializadas decidem sobre questões dessubstantivas e administrativas em reuniões regulares ao longo do ano. A organização está dividida em instâncias administrativas, principalmente:
Assembléia Geral: assembléia deliberativa principal;
Conselho de Segurança: para decidir determinadas resoluções de paz e segurança;
Conselho Econômico e Social: para auxiliar na promoção da cooperação econômica e social internacional e desenvolvimento;
Secretariado: para fornecimento de estudos, informações e facilidades necessárias para a ONU;
Tribunal Internacional de Justiça: o órgão judicial principal.
Além de órgãos complementares de todas as outras agências do Sistema das Nações Unidas, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Programa Alimentar Mundial (PAM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). l Logo da ONU Sede da ONU – Nova Iorque
1.3 Objetivos
A Carta das Nações Unidas define como objetivos principais da ONU:
Defesa dos direitos