administraçao
Faculdade Municipal de Palhoça
Curso: Administração 1ª fase – Matutino
Disciplina: Filosofia e Ética
Professor: Fernando
Acadêmica: Carolina Machado Batista
Trabalho
Significado técnico das palavras:
Axiologia na ética: é uma área da filosofia que estuda os valores humano, ou seja, é a Teoria dos valores.
Deontologia: é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea e sua origem significa, em grego, ciência do dever e da obrigação. É uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, que são moralmente necessárias e serve para direcionar o que realmente deve ser feito.
Immanuel Kant também deu sua contribuição para a deontologia, uma vez que a dividiu em dois conceitos: razão prática e liberdade. Para Kant, agir por dever é a maneira de dar à ação o seu valor moral; e por sua vez, a perfeição moral só pode ser atingida por uma livre vontade.
Teleologia: conjunto das especulações que se aplicam à noção de finalidade e às causas finais. Sistema filosófico que considera o mundo como um sistema de relações entre meios e fins.
Valores na ética: em geral deve ser o objeto de preferência ou escolha moral, qualquer contribuição para uma vida segundo a razão. Quando decidimos fazer algo, realizamos uma escolha, manifestamos certas preferências, e apresentamos motivos para justificar as nossas decisões.
Virtudes: é uma qualidade moral particular e vem do grego e latim. É a disposição de um indivíduo de praticar o bem; virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem ou também capacidade de realizar uma tarefa ou função, habito ou disposição racional, capacidade de calculo utilitário, sentimento ou tendência espontânea, esforço.
Virtudes em Platão: segundo Platão a virtude designa um conjunto de características que contribuem para que o indivíduo tenha uma vida boa, nomeadamente a sabedoria, a coragem, a temperança e a justiça (as chamadas "virtudes cardiais").
Virtudes em