Administraçao estrategica
O conceito de estratégia está intrinsecamente ligado à competição. A estratégia se refere ao caminho que a organização segue para poder sobreviver. É uma busca deliberada por um plano de ação que permita desenvolver e continuamente ajustar, uma vantagem competitiva da organização sobre seus concorrentes. A essência de sua formulação é escolher como a organização pretende ser diferente.
A estratégia necessariamente muda com o tempo para se adequar às condições ambientais; porém, para permanecerem competitivas, as organizações devem ser capazes de oferecer, de forma sustentável, mais valor a seus clientes do que os concorrentes. Na realidade, a principal fonte de desempenho superior é a capacidade de oferecer valor para o cliente.
O Processo de Administração Estratégica
É uma sequência de seis etapas, que incluem planejamento, a implementação e o controle estratégicos.
1.O planejamento começa com o diagnóstico da situação atual da organização. Em seguida são analisados os ambientes interno e externo da organização e formulam-se novos objetivos e estratégias. Definido o rumo estratégico da organização, segue-se a etapa de implementação estratégica e, por fim, a avaliação e o controle dos resultados. O processo é retroativo, uma vez que a informação coletada no controle estratégico é utilizada em novos processos do planejamento estratégico.
2. Diagnóstico da situação atual. A primeira etapa do processo de administração consiste na avaliação e no diagnóstico da situação atual da organização, identificando sua visão, sua missão, seus objetivos e suas estratégias. A missão e a visão definem a razão de ser – o propósito – da organização e suas aspirações para o futuro, enquanto os objetivos e as estratégias permitem compreender como a organização compete, como se posiciona no ambiente organizacional, quais suas vantagens competitivas etc.
3. Análise Estratégica. A formulação de uma estratégia deve ser precedida pela