Administraçao de materiais
Dentro de uma organização, a Administração de Materiais pode representar funções diferentes, dependendo de quem é o responsável pela definição de suas funções.
Se observada a partir do ponto de vista da distribuição física, que considera o fluxo de produtos de dentro para fora da empresa, esta considera a Administração de Materiais como a responsável pelo fluxo de materiais de fora para dentro da empresa, ou seja, como compradora.
Nesse contexto, consideraremos o fluxo de produtos para a firma e não a partir dela. Adotaremos a visão que a enxerga como gerenciadora da movimentação de bens e estoques, para abastecimento (suprimento) da empresa.
Nesse caso, a Administração de Materiais reúne todas as atividades que movimentam bens para o abastecimento da empresa, incluindo o movimento de retorno de eventuais materiais aos fornecedores, no caso de serem não satisfatórios à organização.
A Administração de Materiais trata, então, do fluxo de produtos para a empresa. Com essa visão, pode-se afirmar que: “A distribuição de uma empresa é o suprimento da outra”.
Importância da Administração de Materiais para a Logística
Este artigo de Marcos Valle Verlangieri1, retirado do site www.guiadelogistica.com.br, caracteriza, de maneira brilhante, a importância da Administração de Materiais para o sucesso logístico de uma organização.
Na década de setenta, as empresas não davam muita atenção para as compras de matérias-primas e sua administração. Tinham valores relativamente baixos, considerando todo o processo industrial e, portanto, achavam sem muita importância no contexto geral.
Foi nesta época que os compradores ganharam fama de serem corruptíveis, pois muitos denegriram a imagem da categoria, obtendo ganhos pessoais de fornecedores, para facilitar fechamentos, já que havia pouca fiscalização e auditoria no setor.
Naquele tempo, os compradores, de uma maneira geral, não tinham uma formação de nível superior e conseqüentemente não