Administrando Seu Negócio
Uma pequena empresa tem particularidades que as grandes não têm. E viceversa. Mas há práticas e modelos que já são considerados clássicos, ou seja, a sua implantação pode ocorrer em organizações de qualquer porte. Não é raro perceber que algumas ferramentas de administração adotadas nas grandes - e que geram sucesso - terão o mesmo efeito nas pequenas. O problema é que nem sempre os empreendedores estão habituados a essas ferramentas.
Por isso, podemos listar cinco áreas da empresa em que se espelhar nas grandes companhias vale a pena. Veja as dicas.
Área financeira
É a área mais importante da empresa. É de onde vem o primeiro sinal de que tudo vai bem, ou não. Por isso, é recomendável que o empreendedor saiba exatamente quais são as fontes de receita, de custos e despesas e, mais do que isso, o que elas representam para o negócio.
É preciso sempre ter em mente o "ponto de equilíbrio", momento em que o capital que entrar passará a ser lucro - e poderá ser usado tanto para usufruto próprio, como para reinvestir no negócio. Outra dica é estabelecer, desde o começo, o valor do pró-labore. O empresário precisa ter claro qual a sua dependência financeira para, a partir daí, determinar uma quantia. Isso não pode ser subjugado e nem precisa ser um segredo. Ajuda em um controle de caixa efetivo.
Nas grandes organizações, um ou vários departamentos se ocupam de cuidar das finanças. Se o empreendedor não possui colaboradores com essa especialização e ele próprio não tiver conhecimento do assunto, vale recorrer a cursos rápidos e consultorias - há desde as gratuitas até as pagas.
Conhecimento do mercado de atuação
Uma grande empresa sabe exatamente quem são seus concorrentes, qual é o preço praticado no mercado por aquele produto ou serviço que ela comercializa e o perfil dos clientes. Esses itens são obrigatórios para organizações de qualquer porte. Na lista entra ainda o contato estreito com