Administrando os estoques na cadeia de suprimento
É importante para medir o desempenho do estoque e é extremamente salutar para a organização, uma vez que um dos aspectos fundamentais da moderna enfatiza a redução dos estoques.
Os indicadores são: giro de estoque, cobertura de estoque e nível de serviço ao cliente.
2- Qual a função do estoque? Explique estoque de antecipação. Qual a diferença entre estoque de segurança e estoque de proteção? O que é um estoque tipo hedge ?
Os estoques têm a função de regular o fluxo de materiais, servindo como amortecedor na diferença entre entradas e saídas de materiais. Os estoques proporcionam independência entre as fases do processo produtivo, ou seja, quando há a interrupção em uma das fases, a outra não ficará desguarnecida, é uma forma de minimizar possíveis gargalos, embora seja uma alternativa de alto custo.
Estoque de antecipação é aplicado para produtos com comportamento sazonal de demanda. Normalmente, as organizações não dimensionam os recursos para atender ao picos de demanda. Portanto, os estoques são feitos previamente e consumidos durante o período de pico.
A diferença entre estoque de segurança e estoque de proteção é que uma protege a empresa contra imprevistos na demanda e no suprimento e a outra tem por objetivo proteger-se contra eventualidade que envolvem especulações de mercado relacionadas às greves, aumento de preços etc.
O estoque hedge é uma proteção contra possíveis instabilidades e tem uma duração temporária.
3- Por que a sazonalidade e a variação na demanda afetam os estoques?
Por que os produtos sazonais tem um comportamento extremamente particular e apresentam um fluxo logístico complexo.
4- Quais são as categorias de estoques existentes? O que são estoques em consignaçã ?
São: matéria prima, produto em processo, produto semi acabado, produto acabado, estoque de