Administradores x empreendedores
ATPS – 1ª Etapa
Mesmo sendo profissionais diferentes os administradores e empreendedores são constantemente confundidos. Ambos têm papel fundamental no processo de organização e dos negócios, tendo cada qual seu devido valor.
Henry Fayol foi criador e divulgador dos quatro princípios de administrar, sendo planejar, organizar, comandar e controlar.
O administrador possui uma visão abrangente da organização, ele é orientado para planejar e controlar tem conhecimento para analisar e resolver problemas desconfortáveis para a empresa.
Já o empreendedor é visionário, diferenciado, apaixonado pelo que faz, e quer ser reconhecido e admirado. As características pessoais mais exigidas do empreendedor é a persistência, a criatividade e a disposição para correr riscos. O empreendedorismo nada mais é que provocar o futuro, reunindo experiências na identificação de novas oportunidades de negócio.
Todo empreendedor precisa ser um bom administrador para poder tomar as decisões adequadas. Por outro lado, nem todo administrador possui as habilidades e os anseios dos empreendedores, por mais eficaz que seja o administrador em realizar o seu trabalho.
Eles se diferenciam também na maneira com que trabalham: o administrador trabalha em base de diretrizes, cultura, paradigmas e outros fatores na empresa que trabalha e o empreendedor trabalha mais com a criatividade, aprendizado e outros fatores no ambiente de mercado.
Através de uma auto avaliação do perfil empreendedor, a equipe pode constatar que possui muitas características de empreendedorismo, bem como ser persistente ao resolver problemas, tendo capacidade de imersão total sobre as atividades que desenvolvem, sendo hábil em definir conceitos e detalhar idéias, porem possuem algumas fraquezas, por ser pouco tolerante ao stress em conflitos obtendo assim receio de falhar nos investimentos futuros, apresentando algumas dificuldades em ouvir as outras pessoas independentemente de serem