administrador
O que toda empresa precisa inicialmente para crescer com padrão de qualidade é ter um planejamento estratégico. Isso significa traçar as metas e os objetivos que almeja e estruturar os meios e plano de ação para atingí-los. Todo mundo sabe disso, mas poucos empresários colocam efetivamente a rotina de planejar em prática. Determinar os seus objetivos, tendo a qualidade como guia: essa é provavelmente uma das fórmulas reais que podem levar a sua oficina para o sucesso e a satisfação do seu cliente.
Incorporar a qualidade na gestão da sua oficina e planejar as suas ações em busca de um objetivo determinado depende diretamente de alguns indicadores, controles essenciais que mostram o caminho para o crescimento, apontam onde estão as falhas e quais são os resultados reais do seu trabalho, se está tendo lucro ou prejuízo, por exemplo.
Para ajudar nessa tarefa, contamos com o apoio do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) com algumas dicas de como começar a utilizar os indicadores da qualidade em favor do seu negócio e os primeiros passos para trabalhar com planejamento estratégico. "Os indicadores servem para balizar como está o negócio, em termos de valores, padrões, satisfação do cliente, retrabalhos, ou seja, mostram o que o empresário está fazendo e se está no caminho certo", comenta José Palácio, auditor do Instituto
Os indicadores de qualidade servem como uma auto análise do seu trabalho diário: porque eu corro o dia todo e nunca termino o serviço? Será que estou fazendo a mesma coisa duas vezes? Será que estou tendo retrabalho? Mais uma vez, os indicadores vão mostrar-lhe o que está acontecendo. Em seguida, listar as dificuldades e discutir com seus funcionários pontos importantes que visem a melhoria do negócio em termos geral.
O processo de medição é indispensável para qualquer organização de sucesso, para Takashina (1999, p.1) os indicadores da qualidade e desempenho tornam-se no alicerce para a gestão por fatos.