Administrador
A contribuição da Internet à administração estratégica
Autor:
Adilson Caldeira
Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e atualmente professor da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, do Centro Universitário Nove de Julho – Uninove e das Faculdades Santa Rita de Cássia.
e-mail: adilsoncaldeira@mackenzie.com.br
A contribuição da Internet à administração estratégica
Resumo
A estratégia empresarial lida com o comportamento humano, tendo por desafio motivar e conscientizar as pessoas que compõem a organização à prática da inovação como meio de obter vantagem competitiva nos negócios.
Com a evolução tecnológica, as pessoas vêm tendo crescente acesso a informações gerais e aumentam sua percepção para os fatores que influenciam o desempenho organizacional.
Os custos envolvidos com essa evolução normalmente dificultam ou inviabilizam a adoção de novas tecnologias de comunicação pelas empresas de forma a integrar os mais variados níveis hierárquicos da estrutura organizacional. Com a popularização do uso da Internet, que representa uma interligação mundial de várias redes de computadores, as empresas encontram um fantástico meio de comunicação com os seus públicos internos e externos, agilizando a propagação de suas diretrizes estratégicas.
Esse fato traz à tona a discussão dos principais desafios gerenciais advindos da utilização da Internet pelas empresas e seus conseqüentes impactos no comportamento estratégico das organizações.
1. Introdução
A clássica associação do conceito de estratégia aplicada aos negócios à necessidade de interação das organizações com seu meio ambiente, buscando constantemente a prática da inovação, antecipando-se na busca pelos melhores caminhos atinge o auge com o processo irreversível de globalização da economia,