Administrador
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
LEONARDO ALVES DE SOUZA
LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES
ESTUDO REALIZADO NO DEPARTAMENTO
DE ENSINO DA AERONÁUTICA
SOBRADINHO
2006
LEONARDO ALVES DE SOUZA
LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de graduação em Administração de Empresas da Faculdade Serrana de Ensino Superior.
SOBRADINHO
2006
SUMÁRIO
1 OBJETO 03
2 JUSTIFICATIVA 04
3 PROBLEMA 05
4 HIPÓTESES 06
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 07
6 METODOLOGIA 09
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
OBJETO
Nesta pesquisa, veremos a importância dos estudos relacionados à liderança dentro das organizações. “Liderança é influência interpessoal em uma situação de execução de um ou mais objetivos”, para um executivo tomar decisões dentro de uma empresa é necessário que ele tenha personalidade de líder (CHIAVENATO, 1997, p. 257). Na sociedade é importante termos líderes para que haja uma pessoa em quem se espelhar e que decida quais as metas e objetivos a serem alcançados.
Nossa pesquisa sobre liderança será realizada no Departamento de Ensino da Aeronáutica, uma instituição que tem a responsabilidade sobre todos os concursos, cursos e treinamentos dos militares da Aeronáutica, é um grande comando, somente subordinado ao Comandante da Aeronáutica. Possui como Diretor-Geral um Oficial General que lidera todas as organizações subordinadas. Dentro dessa organização existe um executivo chamado Gonzaga, ele é tenente coronel da Aeronáutica, exerce a função de chefe de gabinete desse departamento. Nesta posição de chefe de gabinete, o tenente coronel Gonzaga, tem como atribuição a liderança de todo o pessoal da instituição, organizando as tarefas e tomando decisões para que sejam cumpridas as metas estabelecidas pelo Diretor-Geral desse centro.
Esse estudo será feito no ano de 2006,