Administrador do futuro
Docente Me. Rafael Altafin Galli Data de Postagem: 25/07/2011
Data da Entrega: 12/08/2011 ATIVIDADE AVALIATIVA I
NOME: CÓDIGO: - Objetivo desta atividade: 1) Proporcionar aos estudantes de administração de empresas noções fundamentais de direito e moral, os aspectos que distinguem esses dois institutos. 2) Com isso você será capaz de observar a importância desta atividade tendo uma visão global do direito e suas classificações bem como distinguir o direito da moral para que o desenvolvimento do raciocínio jurídico possa ser aplicado ao futuro administrador. POLO:
Disponível em: http://www.advocaciaassociada.com.br/informacoes.asp?IdSiteAdv=2803&action=exibir&idinfo=1807
Direito e Moral - conceitos
"O Direito é a norma das ações humanas na vida social, estabelecida por uma organização soberana e imposta coativamente à observância de todos", segundo RUGGIERO e MAROI, em Istituzioni di diritto privato, 8 ed., Milão, 1955, v.1, § 2º.
MIGUEL REALE, em Lições Preliminares de Direito, afirma que "aos olhos do homem comum o Direito é a lei e ordem, isto é, um conjunto de regras obrigatórias que garante a convivência social graças ao estabelecimento de limites à ação de cada um de seus membros".
De acordo com a teoria da coercibilidade, "o direito é a ordenação coercível da conduta humana".
Distinção entre Direito e Moral
Direito e a Moral são dois parâmetros, duas determinantes de condutas socialmente corretas, cada um com suas características e formas de imposição diferentes, mas que estão sempre juntos, de alguma forma.
A idéia de que tudo que é direito é moral nem sempre é verdadeira. O Direito pode tutelar o que é amoral (o que não é moral nem imoral), como a legislação de trânsito, cuja alteração não afetaria a moralidade, e até mesmo o que é imoral (o que vai contra a moral), como por exemplo a divisão do lucro em valores idênticos entre os sócios, por mais diligente que seja um e ocioso o