Administracao
A contabilidade tem como fim o estudo e o controle do patrimônio, assim sendo, convém mencionar que embora estudar e controlar o patrimônio, o contabilista jamais deve tomar atitudes no âmbito administrativo, ou resolução que impliquem na variação patrimonial de qualquer seguimento empresarial.
Contabilidade envolve números e palavras, isto é, coleta dados e os interpretam, para usuários que usam estas informações, e, é justamente aqui que o papel do contador é fundamental, pois é com estas informações fornecidas pela contabilidade que decisões vão ser tomadas. Portanto informação é a palavra chave, pois estas dever ser fornecidas sem excesso ou omissão, para que produzam um efeito fiel ao usuário que irá usá-la.
FINALIDADE DA CONTABILIDADE
O objetivo e o controle do patrimônio, tem como alvo a alimentação de informação para os gestores de determinadas riquezas patrimoniais, significa dizer que uma informação patrimonial precisa sobre as alterações vivenciada na composição de uma empresa sofre por força de cada ato administrativo e o resultado econômico consequente, que é, o lucro ou prejuízo resultante das operações empresariais. A visão precisa do todo, em cada detalhe, influenciando minimamente cada decisão, só deve e pode ocorrer depois de uma análise dos relatórios contábeis, que são e é produzido através de técnicas e métodos contábeis, o quais devem ser precisos e confiáveis, a tomada de decisão por parte do administrador relacionada aos destinos do patrimônio de uma empresa, é tomada baseada nesses relatos. Assim, a contabilidade deve ser vista com um sistema de informações cujo método de trabalho consiste, simplificadamente, em coletar, processar e transmitir esses dados sobre a situação econômico-financeira de uma organização empresarial, num dado momento, e também sua evolução. Deixando o aspecto histórico de lado por enquanto, porém seguindo em frente, sabe se que a contabilidade foi desenvolvida, da necessidade de