Administracao
GESTÃO DO CONHECIMENTO
ADM-113
Prof:. Reinaldo Cherubini
Identificação e classificação dos ativos
Intangíveis do Hospital Moinhos de Vento
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Gestão do Conhecimento, no Curso de Administração, na Faculdades Rio-Grandenses.
Porto Alegre, 23 de Novembro de 2012.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo a identificação e classificação dos ativos intangíveis, para tal utilizamos a Instituição Hospitalar Moinhos de Vento.
Segundo Sveiby (1998), a gestão do conhecimento é a arte de criar valor a partir dos ativos intangíveis da organização.
O ativo intangível é aquele ativo da organização que não conseguimos enxergar, ele é “invisível”.
É muito difícil a disseminação de um ativo intangível, pois a forma como entendemos, através de experiências vividas, é diferente da forma como passamos a informação. É difícil de transferir tal conhecimento justamente porque é complicado conseguir explicar nossos sentimentos com certas experiências. Podemos até conseguir transferir a informação, mas o sentimento não será repassado e consequentemente não conseguiremos transmitir por completo o nosso ativo intangível.
O conhecimento é uma mistura de vários elementos, é intuitivo e, portanto, difícil de colocar em palavras ou de ser plenamente estendido em termos lógicos, mas se desenvolvem ao longo do tempo através da experiência, que abrange aquilo que observamos de cursos, livros e mentores, e também do aprendizado informal.
HOSPITAL MOINHOS DE VENTO
O Hospital Moinhos de Vento está localizado na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Fundado por imigrantes alemães luteranos com o objetivo de oferecer atendimento médico e