administracao
A Gestão dos Processos de Produção e as Parcerias Globais para o Desenvolvimento Sustentável dos Sistemas Produtivos
Salvador, BA, Brasil, 08 a 11 de outubro de 2013.
APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE
ENGENHARIA DE MÉTODOS EM UMA
PANIFICADORA. UM ESTUDO DE CASO
NA PANIFICADORA MONZA
MATHEUS GRAGE TARDIN (IFES ) mgt091@hotmail.com Barbara Rust Elias (IFES ) barbararustelias@hotmail.com Paula Favalessa Ribeiro (IFES ) paula.favalessa@hotmail.com carolina reis ferreguete (IFES ) carolferreguete@hotmail.com O presente artigo ressalta a importância do estudo e aplicação da
Engenharia de Métodos em setores produtivos, para determinar padrões de produção nas organizações de forma a identificar problemas e buscar melhorias para eles. Para isso, orrganizam-se referenciais teóricos relevantes relacionados ao Estudo de Movimentos e Tempos, abordagens que fundamentam a execução do trabalho. O objetivo do trabalho é estudar os tempos e métodos de uma empresa do ramo de panificação na qual serão aplicadas técnicas para melhoria do processo, permitindo uma avaliação em relação à melhora na produtividade aos investimentos necessários para a implantação do método proposto.
Palavras-chaves: Engenharia de Métodos, Estudo de Tempos, Estudo de Movimentos
XXXIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO
A Gestão dos Processos de Produção e as Parcerias Globais para o Desenvolvimento Sustentável dos Sistemas Produtivos
Salvador, BA, Brasil, 08 a 11 de outubro de 2013.
1. Introdução
“O estudo de métodos foi desenvolvido pelo casal Gilbreths e procura observar e desenvolver a maneira a qual o trabalho é executado” (GILBRETHS, 1917). A preocupação principal deste estudo é a definição de sistemas e métodos de trabalho, a fim de determinar o método ideal ou o que mais se aproxima do ideal para ser usado na prática.
Ao se iniciar um estudo de tempos e métodos é importante que se conheça a forma pela