administracao
Na aula anterior, conhecemos outras importantes Teorias Administrativas que, dentro de suas especificidades, buscam adequar as práticas administrativas das organizações aos meios em que elas estão inseridas.
Como aprendemos, as funções da administração são dependentes umas das outras, o que nos faz refletir sobre a importância de cada uma delas. Para que estas funções sejam aplicadas, há necessidade de que as áreas trabalhem de forma sistêmica.
Na aula de hoje, conversaremos um pouco sobre a visão sistêmica que compreende as funções, os papéis e as habilidades necessárias para que um gerente desempenhe bem suas funções:
Visão sistêmica
A visão sistêmica foi estudada por Ludwig Von Bertalanfly que buscou comparar um sistema a uma empresa para entender a relação que existia entre eles. Para todo sistema funcionar, é necessário que os subsistemas interajam entre si, buscando um inter-relacionamento. Isso somente será obtido se buscarmos recursos, ou seja, os insumos necessários para que o ser humano esteja bem e consiga obter seus resultados. Neste sentido, a função do gerente é fundamental.
Dentro de qualquer organização, os gerentes são figuras muito importantes, pois sempre são aqueles cobrados pelos resultados e desempenho. Vários autores estudaram as funções, papéis e habilidades deste cargo, que serão vistos nesta aula.
Comentaremos a seguir as ideias de alguns pensadores a respeito das funções, dos papéis e das habilidades de um gerente:
Barnard
Chester Barnard foi um dos principais autores a destacar a importância dos gerentes nas organizações. Ele definiu três funções principais para qualquer gerente:
Desenvolver e manter um sistema de comunicação com a organização informal.
Promover a formação e a manutenção de um sistema de recursos humanos, enfatizando a motivação. Formular e definir os propósitos, objetivos e fins da organização, introjetandoos nos funcionários.
Simon
Para