ADMINISTRACAO
Introdução
Nicolau Maquiavel nasceu em três de maio de 1469 e desde pequeno se dedicou aos estudos, sendo que com sete anos de idade começou a aprender latim. Pouco tempo depoisestudou a língua grega antiga. Com 29 anos foi nomeado chanceler na Segunda Chancelaria e depois nomeado secretário dos Dez Magistrados da liberdade e da paz. Depois de trabalhar para o governo, com o fimda república, em 1512, perde o cargo e no ano seguinte é preso e torturado por conspirar para a eliminação do cardeal Giovanni de Médici.
Pouco tempo depois, foi exilado aos arredores de Florença ea partir daí começou a se dedicar a produzir suas grandes obras, como: “O Príncipe”, "Os Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio", "Os Sete Livros sobre a Arte da Guerra" e "As Comédias".Logo depois foi beneficiado pela anistia concedida pelo papa Leão X.
Maquiavel viveu durante um período de grandes mudanças e inovações: o Renascimento. Enquanto Leonardo da Vinci, Michelangelo,Martinho Lutero, Cristóvão Colombo e outros grandes nomes faziam história com suas descobertas e obras que rompiam com o que até então se estava consolidado e termos de religião, sociedade e ciências,Maquiavel se dedicou a uma grande e importante ramificação da ciência, a Política.
O Príncipe é considerado uma das obras acerca de política mais importantes da história da humanidade. Escrito entre1513 e 1516, é um “manual prático” que ensina a conquistar e manter o poder. Sua importância pode ser observada através de sua utilização por grandes lideres, como base de seus governos.
Na obra, elese preocupa muito com o momento histórico da Itália, que conta com uma fragilidade por falta de unidade nacional, intrigas políticas, imoralidades (onde podemos citar papas tendo filhos) einstabilidade política.
Sua preocupação com as finalidades lhe rendeu a utilização de seu sobrenome como adjetivo pejorativo: “maquiavélico”. Ao defender que os fins justificam os meios, a maioria dos... [continua]