administracao
A escrituração contábil pode sim ser considerada uma necessidade, pois através dela o empresário tem o maior controle e conhecimento de tudo o que acontece em sua organização, além de ser previsto por lei esses registros, isento somente microempresas e produtores rurais.
E com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.
Existem duas formas de escriturar a contabilidade de uma empresa pelo Livro Razão que contem todas as informações financeiras inclusive movimentações bancária não sendo lançados todos os dias, e o Livro Diário onde se registram todas as movimentações diariamente em relação ao faturamento, recebimento, pagamentos, aplicações bancárias e todos os outros fatos contábeis.
VANTAGENS DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
Há muitas vantagens para o empresário que faz e mantém atualizadas as escrituras contábeis e ainda é de grande ajuda na hora de lucrar mais.
Dentre as vantagens podemos destacar algumas como: obter o maior controle financeiro-econômico; no caso de ações trabalhistas pode se juntar como provas que dependam de perícia contábil; facilita linhas de credito; ajuda na distribuição de lucros com alternativas de diminuição tributária; usa-se para provar aos sócios a real situação da empresa no caso de retirada de sociedade ou venda de participação na mesma e também para partilha nas questões de herdeiros e sucessores de sócios falecidos.
Além de gozar de todas essas vantagens, é previsto no Novo Código Civil Brasileiro (Lei 10.406/2002), artigo 1.179 e para o administrador super a exigência quanto a apresentação de contas (art. 1.020).