Administracao
SERVENTIA DE PAZ: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Evandro Jair Duarte
Resumo: aborda a gestão da informação e documental do arquivo de uma
Serventia de Paz do Município de Florianópolis – SC por um bibliotecário incorporado ao quadro funcional para proceder com a realização das atividades de organização, planejamento, preservação e recuperação da informação no ambiente cartorário. Disserta sobre os resultados obtidos e a visão concernente aos procedimentos adotados no desenvolvimento das ações antes e depois da interação do bibliotecário no local entitulado arquivo. Informa sobre trabalhos a serem executados no cartório, através de planejamentos gerenciais e estratégicos para que os serviços e produtos alcancem eficiência e eficácia e garantam a satisfação dos clientes e dos demais usuários dos trabalhos do arquivo e da serventia.
Palavras-chave: Gestão documental. Gestão de arquivo. Gestão da Informação.
Gestão do Conhecimento. Planejamento Gerencial. Preservação Documental.
Serventia de Paz. Arquivo de Cartório.
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo averiguou como a documentação da
Serventia de Paz do Distrito de Santo Antônio de Lisboa,
Florianópolis–SC foi gerenciado ao longo de sua existência.
O interesse em pesquisar esse tema ocorreu em detrimento do diagnóstico do modelo organizacional adotado pela instituição citada, bem como a necessidade de conhecer a organização do arquivo da serventia.
Pretendeu-se verificar como a gestão documental foi desenvolvida ao longo dos anos, a qualidade dos serviços prestados pelo arquivo cartorário e como se desenvolveram os trabalhos nesse ambiente após a contratação de um bibliotecário para realizar as atividades nesse setor.
O objetivo geral da pesquisa está em verificar como a informação da Serventia de Paz foi gerenciada e se havia qualidade
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.17, n.2, p.491-529, jul./dez., 2012
491
nas