administracao
ALUNO: RAFAEL ERNESTO QUINTANILLA NETO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA
PROF.: ANTÔNIO JOSÉ LOPES
ATIVIDADES SEMIPRESENCIAIS
1. Resumo crítico sobre Supply Chain Management e a estrutura de uma cadeia de abastecimento.
O Supply Chain pode ser considerado uma visão mais atualizada e expandida da Administração de Materiais tradicional (e ainda hoje vista em faculdades de Administração de Empresas). Até 1.950, esta administração de materiais era restrita ao almoxarifado e o diretor da organização. Cerca de seis (6) anos depois, os empresários deixaram de focar apenas nos materiais e passaram a pensar nos investimentos monetários em materiais (isso permitiu que materiais deixassem de ser vistos apenas como artigos físicos, focando o lado monetário da questão).
Entre os anos 80 e 90, a administração de materiais passou a ser vista sobre um ângulo mais complexo: a de sistema - o que implica num conjunto de variáveis inter-relacionadas e inter-dependentes na busca de objetivos comuns. Tal definição propiciou o surgimento de uma visão ainda mais abrangente: a do Supply Chain.
O princípio básico do SCM é que toda a cadeia produtiva deve ser levada em conta quando se visa o aumento da competitividade. Entenda-se por cadeia produtiva todas as partes envolvidas na produção de qualquer item, tais como: fornecedor da minha empresa; fornecedor do meu fornecedor;
Minha empresa; meu cliente; cliente do meu cliente, e assim por diante.
2. Resumo crítico sobre meios de transportes e fatores que os afetam
Os principais meios de transporte são os seguintes: terrestres (ferroviário, rodoviário e metroviário), aquáticos ou hidroviários (marítimo, fluvial e lacustre) e aéreo.
TRANSPORTE FLUVIAL
É um dos mais antigos meios de transporte que se conhecem, tendo desempenhado importante papel na penetração, povoamento e ocupação do interior dos continentes. Nesses casos, os rios funcionaram como verdadeiros caminhos naturais.
A