Administracao
A economia é o estudo das formas aplicadas pelo homem na incessante busca de meios para satisfazer às condições ilimitáveis de bem estar. Em qualquer país, ou região, existe uma estruturação das inter-relações das partes constituídas que devem ser consideradas, e que se denomina sistema econômico. Os sistemas econômicos são arranjos constituídos, a partir dos quais os agentes econômicos são levados a empregar recursos e a interagir via produção, distribuição e uso dos produtos gerados, dentro de mecanismos institucionais de controle e de disciplina, que envolvem desde o emprego dos fatores produtos até as formas de atuação, as funções e limites de cada um dos agentes. Aborda-se neste trabalho conceitos, funções, classificação, interação com a economia dos agentes econômicos e agentes financeiros de nossa sociedade, procurando-se dessa forma compreender um pouco sobre nossa economia.
Palavras-chave: sistema econômico – agentes econômicos – agentes financeiros
INTRODUÇÃO
A economia é uma ação humana ao longo do tempo, nos mercados, sob condições de incerteza. Toda e qualquer economia, necessita de uma superestrutura de instrumentos financeiros. Fazem parte do Sistema Financeiro Nacional os agentes econômicos que interagem direta ou indiretamente no sistema econômico, classificam-se em: unidades de família, empresas e governo, esse destaca-se como agente econômico, pois envolve ações econômicas, os agentes financeiros que são as Instituições financeiras pública ou privada
O mercado é um processo de permanente descoberta o qual, ao amortecer as incertezas, tende sistematicamente a coordenar os planos formulados pelos agentes econômicos. A participação da sociedade e dos agentes econômicos na formulação da regulação de qualquer segmento econômico é fundamental para sua aplicabilidade.
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1 AGENTES ECONÔMICOS
São entidades que participam e dinamizam a atividade econômica e são os responsáveis pela articulação