Administracao participativa
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ALEANDRO SEVERINO LOPES
BRUNA DE MATTOS NOVATO
VANESSA DOS SANTOS VIEIRA DE LIMA
VINICIUS VEIGA MARINS
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA NAS ORGANIZAÇÕES
NITERÓI
2013
ALEANDRO SEVERINO LOPES
BRUNA DE MATTOS NOVATO
VANESSA DOS SANTOS VIEIRA DE LIMA
VINICIUS VEIGA MARINS
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA NAS ORGANIZAÇÕES
Trabalho apresentado à Disciplina de Temas Emergentes da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO, como parte dos requisitos para elaboração de trabalhos acadêmicos no semestre.
Orientadora: Profª. Valmira Cristofori
Mestre em Administração.
NITERÓI
2013
INTRODUÇÃO
No trabalho apresentado iremos abordar o tema: Administração Participativa nas organizações, onde teremos um conhecimento de seus conceitos, definição, aplicabilidades e exemplos.
A Administração Participativa tem por sua definição o envolvimento de todos os funcionários da empresa, como também os seus fornecedores, em todo o processo de tomada de decisão.
Como a administração participativa é o envolvimento mental e emocional das pessoas em situações de grupo que as encorajam a contribuir para os objetivos do grupo e assim dividir suas responsabilidades, podemos perceber que o objetivo da administração participativa é procurar e criar condições para que as pessoas se mobilizem e se sintam motivadas a colaborar com a empresa; é dar oportunidades para contribuições individuais através do potencial criativo de cada um, obtendo-se um maior envolvimento com o grupo de trabalho e com os objetivos da própria organização.
1 ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
1.1 Definições e Conceitos
Consiste em compartilhar as decisões que afetam a empresa, não apenas com funcionários, mas também com clientes ou usuários, fornecedores e, eventualmente, distribuidores ou concessionárias da