Administracao financeira
Formas de Organizações de Negócios
Há três tipos de organizações de negócios: firma individual, sociedades por quotas e sociedades por ações.
FIRMA INDIVIDUAL
É a forma mais antiga de organização empresarial pertencente a apenas uma pessoa. Qualquer pessoa com dinheiro pode comprar os instrumentos básicos de trabalho e abrir uma firma individual para começar a produzir bens ou oferecer serviços considerados comercializáveis.
Principais vantagens: * Facilidade do processo de constituição, que nãoa aprovação de nenhum órgão regulador. * Método de taxação direto para a firma individual, a renda do proprietário é simplesmente incluída na renda anual da pessoa física para fins de cálculo do imposto de renda.
Principais desvantagens: * O proprietário é o responsável por toda a dívida da firma, uma vez que sua responsabilidade é ilimitada, seus bens particulares, não utilizados no negócio, podem ser perdidos para os credores. * A firma individual não pode utilizar mercados de capitais organizados, como os de ações e de obrigações, para captar o capital necessário.
Portanto, a firma individual, tem oportunidades limitadas de crescimento, pois seu capital só pode ser expandido com recursos próprios. O capital, seja na forma de capital de terceiros ou próprio, é o meio com que a empresa conta para adquirir ativos e expandir-se, as firmas individuais são pequenas empresas com meios limitados para financiar as operações e com recursos limitados para competir e sobreviver no mercado.
SOCIEDADES POR COTAS
A sociedade por cotas é uma forma de organização na qual dois ou mais indivíduos são proprietários. Pode ser encarada como uma firma individual com mais de um proprietário. Existem dois tipos de sociedades por cotas: sociedades gerais e sociedades limitadas. As sociedades gerais tem responsabilidades ilimitadas quanto ao funcionamento dos negócios, enquanto as sociedades limitadas são responsáveis somente até o montante