Administracao Financeira Tema 01
Considerando o conceito de maximização da riqueza, a criação de valor é a diferença entre o valor da riqueza no fim de um período e o valor da riqueza em seu início. Em outras palavras, a criação de valor é o lucro do período analisado. Na semântica contábil-financeira, é o valor do Patrimônio Líquido Final (PLf)1 menos o valor do Patrimônio Líquido Inicial (PLi), que pode ser traduzido na seguinte fórmula:
Criação de Valor (Lucro do Período) = PLf – PLi
Neste conceito, em vez de se obter o lucro pelo confronto das receitas e despesas do período, o valor a partir destes dados é obtido pela avaliação do patrimônio líquido da empresa ao final do período e o confronta com o valor do patrimônio líquido inicial, que terá sido avaliado pelo mesmo critério. Este conceito de lucro é denominado lucro econômico em contraposição ao conceito tradicional de lucro contábil.
Contudo, é importante ressaltar que o valor da empresa aumenta ou diminui ao longo do tempo pela capacidade da empresa de sustentar a geração dos lucros contábeis. Se a empresa demonstra periodicamente que consegue manter a operação com lucratividade, o valor da empresa tende a aumentar. Se, por outro lado, a empresa não consegue demonstrar aos investidores, sócios e proprietários capacidade de manter lucros adequados ao longo do tempo, o valor da empresa tende a cair. Teoria do Agenciamento (Agency Theory)
Um aspecto relevante em finanças é o estudo do relacionamento entre os diversos interessados em um empreendimento empresarial (stakeholders), com ênfase para a relação entre os acionistas e os administradores das empresas, denominada teoria da agência.