Administracao de obras
A história do museu teve início em 1967 quando o arquiteto Oscar Niemeyer projetou o que é hoje o prédio principal, inaugurado somente em 1978 e então chamado de Edifício Presidente Humberto Castelo Branco. Este edifício possui o segundo maior vão livre do Brasil, com 65m. Em 2001, 23 anos depois de sua inauguração, as autoridades do Estado decidiram transformar a generosa área em museu e, em 22 de novembro de 2002, o edifício deixou de ser sede de secretarias de Estado para se transformar no, inicialmente batizado, Novo Museu.
O prédio passou por adaptações e ganhou um anexo na data de 8 de Julho de 2003, popularmente chamado de “Olho” (muito embora a inspiração seja a da árvore-símbolo do Paraná, o pinheiro-do-paraná), ambos de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.
O complexo de dois prédios, instalado em uma área de trinta e cinco mil metros quadrados, é um verdadeiro exemplo da Arquitetura aliada à Arte. Com 17.744,64 mil metros quadrados de área expositiva potencial, o Museu está instalado em um complexo de 144 mil metros quadrados de área. Conta com diversos ambientes, incluindo um auditório para 400 lugares, café e espaços de lazer. Em sua inauguração buscou-se um foco de atuação nas artes plásticas, no design, na arquitetura e no urbanismo. O Museu, entretanto, não possuía acervo próprio até o início de 2003.
Niemeyer utiliza no prédio a tecnologia do concreto protendido, que permite a criação de grandes vãos livres entre as colunas e a construção de grandes balanços. Nesta obra, mais uma vez, o traço sinuoso de Niemeyer aplicado ao concreto ganha a leveza de linhas finas.