administracao de materias
Conceito: É saber otimizar os recursos da empresa de forma eficiente contrabalançando produção e financeiro ou seja, manter um equilíbrio, não ter materiais em excesso e também não deixar faltar; fazendo a melhor compra com o menor recurso e obtendo o maior giro de estoques.
É na compra que se começa a ganhar dinheiro. Se não compramos bem, nem conseguimos vender ou o lucro já está perdido.
2 - Introdução:
A Administração de Materiais compreende os
setores de compras, programação de
compras, recebimento administrativo/fiscal, recebimento físico e almoxarifado. Podendo envolver toda a logística ou parte dela e serviços de terceiros.
3 - Objetivo da Administração de Materiais:
O objetivo da administração de materiais é coordenar as funções de compras, programação de compras, controle de estoques, almoxarifado, recebimento físico e administrativo, otimizando recursos materiais, financeiros e principalmente não deixar faltar materiais para a produção e não ter materiais em excesso, obtendo o maior custo benefício.
Administração de Materiais no comércio
Dá-se da mesma forma que na indústria porém com a fase produtiva suprimida.
No controle de estoques, armazenagem, almox e compras, são adotados os mesmos procedimentos, porém devemos ter muito cuidado com os volumes de compra e com o que comprar, pois o fundamental é o giro elevado.
1
Nos Supermercados: compra-se a prazo e vende-se à vista com giro muito elevado, estoques por poucos dias, principalmente para itens perecíveis; girando com capital de terceiros. Vestuário, calçados e demais revendas:
Ter bons fornecedores, trabalhar com altos giros e conseqüentemente baixos estoques, produtos em consignação, fornecedores com capacidade e agilidade de reposição, principalmente quando se trabalha com moda, pois tudo o que não vende na estação pode virar obsoleto, os estoques se renovam a cada lançamento de novas coleções.
Qual o foco da Administração