Administracao De Marketing
Análise e Resenha do Capitulo 1 do livro Administração de Marketing
O marketing atualmente está em todo lugar. Implícito ou explicito em produtos, serviços e até em pessoas. O avanço do marketing fez requerer mais cuidados, pesquisa, planejamento. A grande maioria das coisas envolvem marketing.
Como a maioria pensa, marketing não é somente propagandas, panfletos, comerciais na televisão e sim uma arte, uma ciência. Como toda ciência necessita de ferramentas, marketing não é diferente, e a quantidade dessas ferramentas fazem a venda parecer uma pequena parte do processo.
Os mercados estão se tornando mais complexos e exigentes com o passar do tempo, o que exige o conhecimento de tendências e modificações que o cliente procura.
Baseado na necessidade e no desejo, o mercado se torna possível. A necessidade do ser humano é o marco de início do mercado, isso depende da necessidade de cada pessoa e também da cultura local. Tudo isso é regulado pela demanda, baseada no poder de compra das pessoas. As empresas que praticam o marketing procuram ter o melhor relacionamento possível com seus clientes, assim os próprios clientes propagam a marca entre pessoas próximas.
Para saciar seus desejos, as pessoas necessitam serviços, produtos ou ideias e existem quatro meios de se obter esses produtos: Mendicância, coerção, produção própria ou troca, sendo que o último é qual o marketing é preciso.
Na troca, há 5 princípios:
Existência de duas partes;
Cada parte deve oferecer valor a outra;
Liberdade de escolha;
Confiança
Capacidade de entrega e comunicação
Existem vários tipos de empresas que direcionam o marketing para a produção, obtendo um custo de fabricação menor, aumentando seu lucro, outras priorizam o produto, que o produzem com uma qualidade melhor para um certo mercado. É o conceito da Miopia de Marketing
Instituições que se voltaram ao marketing são geralmente aquelas que experienciaram queda nas vendas, crescimento da concorrência, mudança