administracao de marketing
O CEO da PeG tentou abrir os olhos dos publicitários ao dizer que existe mais na publicidade alem dos comerciais
Desenvolvimento e gerenciamento de um programa de propaganda.
Nas pequenas empresas quem cuida da publicidade é o setor de marketing que trabalha com uma agencia. As grandes empresas tem seu próprio departamento de propaganda.
Atualmente as agencias não ajudam somente nas propagandas, mas ajudam a melhorar a eficácia geral da comunicação. Os gerentes de marketing devem lidar com os 5Ms. As cinco principais decisões. Missão: objetivos da propaganda. Moeda: quanto gastar. Mensagem: que mensagem deve ser transmitida. Mídia: que meios devem ser utilizados. Mensuração: como devem ser avaliados os resultados. Os objetivos podem ser classificados como informar, (informar um produto novo) persuadir, (criar simpatia com um produto ou serviço) lembrar, (estimula a repetição da compra) ou reforçar (lembrar os consumidores que fizeram a escolha certa)
Financiamento
Ciclo de vida – Produtos novos necessitam de um investimento maior, e produtos já “acostumados” não necessitam de tanto capital. Marcas com maior participação no mercado precisam de menos dinheiro, porém é caro para que uma marca se torne conhecida. Produtos comuns como cerveja e refrigerante, precisam de propaganda maciça para criar uma imagem diversificada.
Desenvolvimento da campanha Existem três etapas: 1- Criação e avaliação da mensagem, 2 – Desenvolvimento e execução criativos e 3 – Analise da responsabilidade social.
1 – Idéias novas são importantes. Criar vários anúncios criativos para aumentar as chances de achar o ideal.
2 – COMO se é dito muitas vezes pode ser mais importante do QUE é dito.
3 – Os anunciantes e as agencias devem se certificar de que sua propaganda não infringe normas legais e sociais.
Meios
TV – Benefícios – Pode demonstrar vigorosamente os atributos do produto, pode retratar com dramaticidade.
Desvantagens – Os efeitos