Administracao cientifica
Administração Científica.
A Administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século IX e início do século XX que se baseia na administração com o intuito de garantir melhor custo/benefício às empresas.
Quando Taylor criou a administração científica ele acreditava que só haveria prosperidade econômica se aperfeiçoasse a produtividade do trabalhador e isto só seria possível se os trabalhadores se tornassem mais eficientes. Esta eficiência só seria possível aplicá-las por especialistas conhecidos como cientistas da administração. Taylor achava que se não fosse assim os trabalhadores relaxariam em seus esforços, se deixados à vontade.
A eficiência máxima só poderia ser alcançada se o trabalhado fosse reprojetado e as atitudes dos trabalhadores com relação ao trabalho fossem modificadas. Para isto Taylor mudou a maneira de trabalho e de salários destes operários.
Antes os operários realizavam as atividades conforme seus palpites e intuições e também não havia um método para pagamento dos salários, para um dia de trabalho justo e pagamento justo. Para isto Taylor analisou cada operário em suas atividades e criou o estudo de tempo e movimento , que nada mais é que : analisar os movimentos que os operários faziam para produzir cada peça e o tempo que gastavam, a partir daí ele minimizou os movimentos e consequentemente o tempo de produção foi reduzido.
Com esta nova metodologia Taylor conseguiu melhorar radicalmente a eficiência do trabalhador aumentando sua produtividade e os salários eram pagos de acordo com a produtividade de cada trabalhador, sendo assim ele acreditava que desta maneira seria um incentivo aos trabalhadores.
Mas em contra partida, o Sindicato era contra esta nova administração de Taylor, eles achavam que com este método aplicado de redução de tempo e movimento pudesse acarretar demissões dos funcionários.
Enquanto que o Sindicato temia contra está