Administracao auricular
Consiste em introduzir medicamentos no canal auditivo externo, (ouvido).
Para que sejam evitados erros ao administra medicacoes, deve-se conferir sempre os cinco passos certos para administracao medicamentosa: Paciente certo; Medicacao certa; Dosagem certa; Via de administracao certa; Horario certo. Tambem e de extrema importancia observar a data de validade, ja que medicamentos vencidos podem ser nocivos e/ou nao atingirem seu real efeito.
Indicação
Os medicamentos otológicos podem ser instilados para tratar infecções e inflamação, amolecer cerume para remoção subsequente, produzir anestesia local ou facilitar a retirada de um corpo estranho retido no ouvido. Pode-se irrigar o ouvido do paciente para aliviar a inflamação e a dor, retirar secreções ou um corpo estranho, ou amolecer e remover cerume impactado.
Contra-indicação:
Não utilize soluções geladas elas são desconfortáveis e podem causar náuseas ou tontura;
O conta-gota não pode entrar em contato com o ouvido;
Regras Gerais para Administração
-Ler atentamente a prescrição médica, observando nome do paciente, medicamento, dosagem, via e horário de administração.
- Fazer o rótulo de identificação.
- Orientar o paciente sobre cada medicamento a ser administrado.
- Respeitar seu direito de recusa.
- Todo medicamento deve ser checado após sua administração e, se não foi dado, deve-se circular o horário e anotar o motivo, no espaço reservado para anotações de enfermagem. Se o medicamento for dado fora do horário determinado, deve-se colocar o horário administrado e checar.
-O medicamento deve ser mantido com a sua identificação e em local adequado (protegido da luz, calor, umidade e sujidade).
- Deve-se respeitar a validade da medicação.
- Anotar qualquer tipo de reação que o paciente possa apresentar após receber determinada medicação.
-O aprazamento (horário de administração) deve ser realizado pela enfermeira, considerando a interação medicamentosa.