administrac o de cargos e salarios
Administração de cargos e salários
NOME
NOME
NOME
DOURADOS/MS
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
NOME
NOME
NOME
Projeto de extensão
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Administração de cargos e salários, no Curso de Tecnologia Gestão de Recursos Humano, na Universidade Anhanguera Educacional Ltda. Sob a orientação do tutor presencial .
DOURADOS/MS
2014
SUMÁRIO
Capa
Contra capa
Desenvolvimento
Conclusão
Referencias bibliográficas
Introdução
Teoria da administração científica teve início no séc. XX Taylor pretendia tomar as fábricas da época mais produtivas simplificando as tarefas e os movimentos dos empregados e uma especialização dos mesmos.
O homem foi substituído pelas máquinas. O relacionamento social estava excluído desse processo, a recompensa era melhores salários que lhes garantiam a sobrevivência. Os administradores não estavam preparados para enfrentar a forte desmotivação que se generalizava.
No final da década de 20, início da década de 30. Mawltorne, com seus estudos que serviam de base para a "teoria das relações humanas”. Começaram a estudar os fatores que influenciavam no processo de motivação dos empregados. Foi percebida que isoladamente, o salário não é motivação para os funcionários. Teorias motivacionais 1. Hierarquia das necessidades
2. Fatores motivacionais higiênicos As hierarquias das necessidades podem ser divididas em cinco. Em uma escala, que a partir do momento em que uma necessidade é satisfeita a necessidade seguinte passa a ser o fator motivador de nossas atitudes. Mas mesmo depois de satisfeita as necessidades mais complexas, se alguma outra necessidade deixar de ser satisfeita, essa assume papel preponderante. Teoria de Maslow x Salário O salário contribui indiretamente, por que ele satisfaz as necessidades básicas