ADMINISTRA O INTEGRADA NP2
ADMINISTRAÇÃO INTEGRADA
ALUNO:
EVELLYN THAIS DOS SANTOS LUNA
Belém - 2015
INTRODUÇÃO
ENTENDENDO O CASO:
A Raio Soleil fundada em 1937, empresa Francesa com sede em Toulouse, já foi a maior fabricante de óculos da Europa e símbolo da indústria de óculos esportivos. Era uma espécie de Rayban Francesa. Contudo, encastelou-se em si mesma e recusou-se a aceitar o desafio da globalização. Fazia as coisas bem feitas, mas sempre da mesma maneira e não tinha pressa.
Com uma série de desafios, Isabel Camile foi contratada para “salvar” a empresa, trazendo consigo experiências anteriores e conhecimento técnico e prático. A partir daí,
Isabel Camile identificou os principais desafios:
- A crise na raio Soleil iniciou em 2011, e ano após ano os prejuízos acompanham as receitas da empresa, seus sucessivos prejuízos a deixaram em situação precária;
- Dívida de cerca de 2 bilhões de euros, mesmo após vender 70% da empresa para a concorrente Belle Vue;
- A descrença dos funcionários;
- Desde 2011 a Raio Soleil perdeu a vontade e a capacidade de introduzir inovações e mudanças realmente importantes;
- Design dos novos modelos desagradam o público, além de seguir o padrão dos concorrentes e chegar tarde ao mercado;
Após estudar o campo onde a Raio Soleil se encontrava Isabel Camile tomou algumas decisões, com o consenso com todos os grupos envolvidos:
- Fechamento de 06 fábricas e “enxugamento” da empresa que vai eliminar 7.000 postos de trabalho (14% do total de funcionários) em três anos.
- Instituição de um sistema de promoção por desempenho, desprezando o antigo sistema baseado somente em politicagem;
Os compromissos assumidos por Isabel Camile foram:
- Estancar as perdas até maio de 2016 - em um ano - e voltar ao lucro nos anos seguintes, tranformando a Raio Soleil em uma corporação global. Este trabalho não será feito sozinho, pois, sua implementação será tarefa de todos os supervisores e diretores.
- Acabar com os feudos e "vacas sagradas" na organização;
Com