Administra o Financeira de Longo prazo
Capital Próprio
O capital próprio representa o capital investido pelos sócios (acionista) da empresa, é representado pelo capital, reservas de capital, reservas de lucro e prejuízo acumulado.
“O custo do capital próprio representa o custo das fontes de financiamento fornecidas pelos sócios por meio do patrimônio líquido. Existem, basicamente, dois procedimentos distintos para a obtenção do custo do capital próprio: o modelo de crescimento constante de dividendos e o modelo de precificação de ativos financeiros, CAPM (iniciais de capital asset princing model)”. BRUNI;FAMÁ (2007, p. 39),
Modelo de Crescimento Constante de Gordon e Shapiro
Bruni e Famá (2007, apud Gordon; Shapiro), demonstra que é uma técnica muito simples, desenvolvida em 1956, por dois professores norte americanos de finanças, o método demonstra que o valor da ação poderá ser calcula pelo desconto do valor presenta dos dividendos pagos “supondo uma distribuição de fluxos de caixa homogêneo, dotada de uma taxa de crescimento g” Bruni e Famá (2007, p. 40).
Premissas:
- Os dividendos por ação crescem em uma taxa g por período;
- As taxas KS (Custo do Capital Próprio) e g são constantes e KS > g.
O modelo é calculo através da seguinte Fórmula: P0 = D1 / (KS – g)
Significados do cálculo:
P0 = preço da ação no ano zero;
D1 = dividendo distribuído pela ação no ano;
KS = custo do capital dos acionistas; g = taxa de crescimento dos dividendos.
Reorganizando a fórmula anterior, pode-se avaliar que o valor de KS = ((D1/ P0) + g).
Determinar um custo de capital é muito importante, pois a maioria dos estudantes, se preocupam com o custo do capital de terceiros, porém atualmente as empresas trabalham para apresentar uma lucratividade capaz de remunerar os seus principais parceiros, os de origem de terceiros e capital próprio.
Entendo a fórmula utilizando um exemplo adaptado Bruni e Famá (2007), por exemplo, a ação da Industria TopMin S/A está cotada atualmente a R$ 6,78 (P0). Sabendo