Administra o Escolar Introdu o Cr tica
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM LETRAS
ELISNAJALA SANTANA SANTOS
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: INTRODUÇÃO CRÍTICA
Paripiranga
Abril 2015
PARO, Vitor enrique. Administração escolar: Introdução crítica/Vitor Henrique Paro. – 16 ed. – São Paulo: Cortez, 2010.
Resumo da Obra
Vitor Henrique Paro possui mestrado em Educação pela USP, doutorado em Educação pela PUC – SP e livre – docência em Educação pela USP. Foi pesquisador sênior na Fundação Carlos Chagas e professor titular na PUC – SP. Um de seus livros mais conhecidos no Brasil é “Administração escolar: Introdução Crítica” cuja primeira edição data de 1986 e o último, a 15°, de 2008. Na obra o autor mostra métodos que devem ser aplicados na escola, o autor defende uma visão da Administração da escola que esteja no ramo de transformação social, visando um ensino melhor e de qualidade, além disso, ele fala sobre o papel do educando no processo de produção pedagógica, o livro mostra sobre a administração escolar.
Citações
“Para os modernos teóricos da Administração, a sociedade se apresenta como um enorme conjunto de instituições que redizem tarefas sociais determinadas” (p. 23).
“Considerar o homem como fim, implica tê-lo como sujeito e não como objeto no processo em que se busca a realização de objetivos” (p. 35).
“Se a capacidade de produzir excedente não é exclusiva da sociedade capitalista, a exploração do trabalho, que é a apropriação desse excedente, também antecede o surgimento desse modo de produção” (p. 51).
“A inteligência da maior parte dos homens desenvolve-se necessariamente a partir e por meio de suas ocupações diárias” (p. 76).
“Na medida em que as funções administrativas se ampliam e se tornam mais complexas, aumenta o grau de liberdade dos administradores com relação aos proprietários do capital” (p. 11).
No atual contexto da sociedade capitalista em que vivemos, a transformação social precisa ser entendida num sentido que extrapole o