Administra O Em Unidades De Alimenta O E Nutri O
Perfil Profissional / Mercado de Trabalho
Vive-se, na atualidade, em uma sociedade institucionalizada, composta por organizações com diferentes atuações, produtos e serviços. As atividades são cada vez mais interligadas formando uma cadeia produtiva de bens e serviços que requer pessoas competentes com uma visão ampla.
A organização pode ser considerada uma criação social estruturada para realizar objetivos preestabelecidos, sendo vista como um instrumento de produção e/ou como uma estrutura de relações interpessoais. Outras concepções visualizam a organização como um encadeamento horizontal de relações e processos ou, ainda, uma rede virtual de relações humanas, amparada nas tecnologias da informática e das telecomunicações. Portanto, as atividades nela são desenvolvidas por meio de recursos humanos, físicos, materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos, etc.
Já a administração é uma função social que consegue que as coisas sejam realizadas. Ela constitui um recurso para a racionalização e condução do processo produtivo, bem como para a condução do processo de cooperação e relações humanas no trabalho, ou seja, é uma técnica de conduzir o processo produtivo e as relações sociais na organização, conforme solicitações do ambiente de tarefa (mercado) e do ambiente geral (macro-ambiente). Desta forma, administrar é um processo que demanda planejamento, organização, direção e controle.
A alimentação de coletividade é um mercado em franca expansão, e, gradativamente e de forma crescente tal segmento revela-se como grande empregador. Os profissionais que gerenciam Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) têm, em sua maioria, formação em Nutrição. Estes profissionais necessitam de conhecimentos básicos de administração para gerenciar uma UAN, devendo estar preparado para as novas exigências do mercado.
Uma UAN é aquela que fornece alimentação sadia, racional, variada e econômica de forma a evitar desperdício,