ADMINISTRA O DE RECURSOS DE MATERIAIS COMPRAS
RECURSOS DE MATERIAIS
ADMINISTRAÇÃO DE
COMPRAS
A FUNÇÃO DE COMPRAS
A função compra é um segmento essencial do departamento de materiais ou suprimentos, que tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços, planejá-las quantitativamente e satisfazê-las no momento certo com as qualidades corretas, verificar se recebeu efetivamente o que foi comprado e providenciar armazenamento.
Compras, é portanto, uma operação da área de materiais muito essencial entre as que compõem o processo de suprimento. Qualquer atividade industrial necessita de matérias-primas, componentes, equipamentos e serviços para que possa operar. No ciclo de um processo de fabricação, antes de iniciar a primeira operação , os materiais e o insumos gerais devem estar disponíveis, mantendo-se, com certo grau de certeza, a continuidade de seu abastecimento a fim de atender às necessidades ao longo do período.
Logo, a quantidade dos materiais e a sua qualidade devem ser compatíveis com o processo produtivo.
Os objetivos básicos de um departamento de compras seriam:
a)
Obter um fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender aos programas de produção;
b) Coordenar esse fluxo de maneira que seja aplicado um mínimo de investimento que afete a operacionalidade da empresa
c) Comprar materiais e insumos aos menores preços, obedecendo a padrões de quantidade e qualidade definidos;
d) procurar sempre dentro de uma negociação justa e honrada as melhores condições para a empresa, principalmente em condições de pagamento. Organização de compras
As três maiores responsabilidades comuns de qualquer empresa são geralmente: a área financeira, a de produção e a de vendas.
Independentemente do porte da empresa, os princípios básicos de organização constituem-se em normas fundamentais, assim consideradas:
Autoridade para compra;
Registro de compras;
Registro de preços;
Registro de estoques e consumo;
Registro de fornecedores;
Arquivos e especificações;