Administra o de Carreiras P
Centro Acadêmico do Agreste
Núcleo de Gestão
Administração
ADMINISTRAÇÃO DE CARREIRAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Carolina Alves Macena
Cybelle Georgia Santos Magalhães
Élida Roberta da Silva Santos
Jessica Kesia
Josiellen Bandeira de Oliveira
Luciana Cleia da Silva
Raphael Moura Freitas dos Santos
ADMINISTRAÇÃO DE CARREIRAS
Trabalho apresentado ao curso de Administração da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste, como requisito parcial da nota da disciplina Gestão de Pessoas II, ministrada pela Professora Luciana Cramer.
INTRODUÇÃO
Diante do cenário atual onde o mercado de trabalho demanda profissional, não apenas graduados e especializados, mas também voltados ao crescimento pessoal e preparados para contribuir proativamente com a organização que o contratar. Por isso, é de suma importância para os trabalhadores que pretendem permanecer no mercado de trabalho ter uma boa administração de carreira.
A administração de carreiras é parte fundamental da gestão de recursos humanos. Por um lado, incentiva a pessoa e cria condição para que pense em sua carreira e seu desenvolvimento pessoal e profissional. Por outro, permite às empresas integrarem políticas e práticas de administração de pessoas, bem como conciliar as expectativas individuais às necessidades e estratégias empresariais.
Conforme relata Milkovich (2008), ninguém é obrigado a ofertar um emprego a você, uma carreira ou um futuro estabilizado. A globalização e as mudanças cada vez mais rápidas significam que apenas você será o responsável pelo sucesso de sua carreira. A competência e a flexibilidade tornaram-se a moeda corrente na construção de uma carreira, enquanto a hierarquização, as tradições e a lealdade à empresa perderam importância. Isso quer dizer que os empregados precisam assumir um papel de maior destaque na construção de suas próprias carreiras, acumulando os conhecimentos e outras