Administra o da Produ o e Opera es Passo 1
Passo 1
Nos anos 1960, empresas internacionais conciliadas no Brasil era chamada de multinacionais, pois eram localizadas em países diferentes, sua característica empresarial era a geração de lucros para a matriz da empresa. Os padrões externos eram bastante rígidos e os produtos fabricados no Brasil eram predefinidos e visavam complementar a amortização do custo de desenvolvimento do produto no país de origem.
A política de fabricação dos produtos não mudou, os produtos que são fabricados nos países em desenvolvimento ainda serviam para fechar o ciclo da amortização dos custos de desenvolvimento, e permitia-se certa regionalização dos produtos em si, porém, para melhor adequá-los aos clientes de cada país, precisou de algumas modificações.
As redes de transportes da comunicação, o apelo da competitividade forçou uma grande concentração de esforços para que os produtos desenvolvidos tivessem alta qualidade e preços competitivos.
Para a Localização da empresa existem muitas variáveis que determinam a instalação de indústrias em uma localidade – todas relacionadas ao fator custo e beneficio .
Carga tributária:
A carga tributaria é um dos principais fatores que as indústrias levam em conta em suas decisões de investimentos produtivos, A escolha se dá entre municípios, leva-se em conta principalmente o IPTU e a alíquota de ISS. As cidades que oferecem uma carga de imposto menor , ou ate mesmo a isenção em alguns casos, saem na frente das concorrentes. Na disputa entre Estados, o principal instrumento de sedução tributária é o ICMS. No Brasil as alíquotas de ICMS variam de acordo com a unidade federativa, não há uniformidade.
Logística:
O aspecto logístico é de fundamental importância para indústrias em busca do melhor endereço. Logística eficiente significa principalmente rapidez– e baixo custo -- de deslocamento entre a fábrica e o mercado de consumo. E entre fornecedores e fábricas.Tal condição pode ser obtida por proximidade física e pela existência de