Administra o Classica por Henri Fayol
O engenheiro francês Henri Fayol, foi um dos principais personagens da Teoria Clássica da Administração. Aos 19 anos, Fayol entrou para uma companhia metalúrgica e carbonífera que se encontrava a beira da falência, após assumir um cargo de direção, conseguiu recuperar as finanças da empresa e levá-la a um novo patamar. Em 1.918, entregou seu cargo, aposentando-se aos 77 anos de idade. Nos últimos anos de sua vida, dedicou-se a divulgar os princípios da administração, fundou o Centro de Estudos Administrativos e lançou o livro Administração Geral e Industrial, no qual descreve que administração era uma função distinta das demais funções, como finanças e produção, por exemplo.
Uma das contribuições da teoria criada e divulgada por Fayol, foi o desenvolvimento da abordagem conhecida como gestão administrativa ou processo administrativo, no qual, pela primeira vez, se falou em administração como disciplina e profissão. A definição da escola do processo administrativo, é baseada no conceito de que administrar é um processo de tomar decisões. De acordo com Henri Fayol, essas decisões se encontram agrupadas em cinco categorias, que são: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Cada uma dessas categorias se trata de um processo distinto e são comumente chamadas de funções.
Conceito de função de acordo com Henri Fayol
Como o conhecimento de Administração era precário e existia a necessidade de informações sobre as questões administrativas. Para atender essa necessidade Fayol criou e divulgou sua própria teoria, dividindo a empresa em seis atividades, que a tornava mais organizada. Essas atividades eram as funções técnicas, comerciais, financeira, de segurança, contábeis e administrativa. Sendo a função administrativa a mais importante, pois coordenava as outras funções e definia cada um de seus componentes da seguinte forma:
Planejamento: Estabelecia os objetivos e metas da organização e especificava o modo com que