Administra o cient fica
CIENTÍFICA
APRENDA MAIS
FREDERICK W. TAYLOR (20/03/1856 — 21/03/ 1915) — nasceu na Filadélfia, viveu na Europa durante três anos e aos 18 anos começou a trabalhar como aprendiz na Hydraulic Works, fabricante de bombas a vapor. depois da licenciatura em engenharia mecânica pela Stevens Institute of Technology, ascendeu a engenheiro-chefe da Midvale Steel Company, passando a diretor-geral da Manufacturing Investment Company. em 1893 mudou-se para Nova Iorque para trabalhar como consultor de engenharia. a teoria da administração científica consiste em uma análise temporal das tarefas individuais que permitia melhorar o desempenho dos trabalhadores. depois de identificar os movimentos necessários para cumprir uma tarefa,
Taylor determinava o tempo ótimo de realização de cada um deles, numa rotina quase mecânica. apesar de os conceitos de
Taylor serem, hoje, considerados fatores dignificantes do trabalho humano. a sua contribuição foi relevante porque encorajou os gestores a levarem em conta a natureza do trabalho e a melhor forma de gerir as pessoas e os recursos.
AS CONTRIBUIÇÕES DE TAYLOR
Inicialmente, Taylor cuidou apenas de processos. Depois, tratou de estabelecer princípios destinados a generalizar aquilo que obtivera por meio de experimentações. Nessa fase, evidenciaram-se apenas três:
1. Atribuir a cada trabalhador a tarefa mais elevada possível, de acordo com as suas aptidões.
2. Solicitar a cada trabalhador produção igual ou maior que o padrão estabelecido (produção de um trabalhador hábil, não excepcional, da sua classe e no horário normal de trabalho).
3. Atribuir aos trabalhadores tarifas diferentes de remuneração por unidades produzidas, tarifas essas que seriam satisfatórias apenas para os trabalhadores que cumprissem o padrão estabelecido, e mais ainda para os que excedessem esse padrão.
Empenhado em auxiliar os operários a alcançar o máximo de produção, remuneração com o mínimo de esforço,
Taylor passou a empregar na prática o estudo