Administra O Cient Fica
Crítica:
Taylor encontrou um ambiente totalmente desorganizado, desestruturado e tentou pôr uma certa ordem na casa. Foi a primeira tentativa da Teoria da Administração. Foi um progresso. Entretanto, inúmeras críticas podem ser feitas a Administração Científica: O mecanismo de sua abordagem, que lhe garante o nome da teoria da máquina, a superespecialização que robotiza o operário, a visão microscópica do homem tomado isoladamente e como apêndice da máquina industrial, a ausência de qualquer comprovação cientifica de suas afirmações e princípios, a abordagem incompleta envolvendo apenas organização formal, a limitação do campo de aplicação à fábrica, omitindo o restante da vida de uma empresa, a abordagem eminentemente prescritiva e normativa e tipicamente de sistema fechado. Contudo estas limitações e restrições não apagam o fato de que a Administração Científica foi o primeiro passo na busca de uma teoria administrativa. É um passo pioneiro e irreversível.
Atividade:
Através da presente crítica podemos constatar as inúmeras deficiências da Administração Científica, entretanto se atentarmos às suas características, podemos constatar a existência de traços ainda presentes na administração atual. Quais desses traços você consegue perceber dentro das organizações de Logística atualmente?
Muitas contribuições regidas pelo Taylorismo, se faz presente na administração atual em decorrência da sua eficácia os processos gerenciais. Assim podemos perceber alguns traços dessas contribuições do Taylorismo também nas organizações de Logística, tais como: a importância de treinamento e a especialização da mão de obra qualificada para manuseio adequado dos equipamentos tecnológicos, responsáveis pelos processos gerenciais de estocagem, armazenamento e transporte dos produtos, interferindo na qualidade dos mesmos ou dos serviços prestados pela empresa.
Podemos citar ainda, as atividades de controle e de supervisão, sugerida