Administra O Ci Ncia Ou Arte
Há muitos anos vem se discutindo sobre a pergunta que não quer calar: Administração é ciência ou arte? Muitos que a estudaram ao longo dos anos acreditam que ela é uma ciência, outros que é uma arte. A ciência é considerada um conjunto de conhecimentos sistematizados, relativo a uma ordem de fenômenos; o saber resultante da posse de conhecimentos sobre variados assuntos; conhecimento, informação. E, por ser assim definida, ela sustenta muitos debates em torno de si.
Lincoln fala sobre variados pontos de vista, relatados por muitos estudiosos da ciência ao longo do tempo. Diz em seu artigo que “costuma-se considerar que um campo de estudos é uma ciência quando possui um corpo teórico próprio, articulado de forma a indicar a seus seguidores como se portar em casos específicos”, portanto ciência é o saber.
O autor diz que foram várias as buscas para tentar concluir que administração é arte, mas esbarrava-se na falsificação de muitas teorias, no fim da década de 80 foi tentada a busca por um critério de natureza lógica e formal, mas novamente mostrou-se como sendo uma tarefa de limites problemáticos ou sem aplicabilidade sustentável.
A arte, no entanto, é considerada o conjunto de regras para bem fazer alguma coisa, habilidade; atividade criadora que expressa, de forma estética, sensações ou ideias.
Pereira, Ferreira e Reis dizem que a arte é considerada uma habilidade, “o desenvolvimento de habilidades ainda baseadas essencialmente na intuição, no risco de serem tomadas sem que seus resultados sejam previsíveis. É a competência para conseguir um resultado concreto