Admiistração
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LAURO DE FREITAS, BA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Professor EAD: Ms. Wilson
Professor Presencial: Tonisson Batista
Trabalho: Abordagem Sistêmica e Contingencial da Administração; Novas abordagens da TGA
Tema: COMPARAÇÃO DAS TEORIAS COM OS DIAS ATUAIS
OUTUBRO
2010
INTRODUÇÃO:
Este tem trabalho tem o objetivo de levar o acadêmico ao conhecimento profundo do surgimento das teorias da administração, comparando suas diferenças, semelhanças, contribuição de uma pra outra e como elas influenciam e se aplicam nos dias atuais. Como a administração pode contribuir de forma positiva nas organizações considerando sua cultura, meio em que estão inseridas, as pessoas envolvidas e as formas de aplicabilidade sustentável nos tempos atuais.
DESENVOLVIMENTO:
A abordagem sistêmica traz nos seus princípios, a característica de compreensão da totalidade organizacional, onde o homem e a máquina assumem condições privilegiadas, de elementos mutuamente inclusivos no sistema organizacional (Dela Coleta, 1989).
Desta forma, fica excluída a possibilidade de entender o homem, as condições de trabalho e a organização de trabalho isoladamente, tanto a pessoa e os coletivos de trabalho, quanto o ambiente interno e externo à organização de trabalho, devem ser considerados como elementos indissociáveis, dentro do sistema trabalho, sendo o processo e o produto de trabalho resultantes dessa relação. As pessoas e as condições/organização de trabalho e vice-versa, não podem ser analisadas de maneira significativa, sem se conceber o ambiente como um todo no qual se encontram. Numa perspectiva histórica e sistêmica devem ser consideradas, todas as inter-relações da questão homem e trabalho, incluindo toda a história social das relações de trabalho, o meio atual sócio econômico - cultural e a organização com seus vários elementos e subsistemas (Catão, 1991), (Catão, H. 1991).
A Teoria da contingência ou Teoria contingencial