admiistraão
468 palavras
2 páginas
1. ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO1.1. QUE É ESTRATÉGIA
Embora não exista um consenso sobre o tema, Slack et al (2002, p. 87) considera que “a estratégia esta presente quando uma empresa articula-se e, portanto, resolve tomar uma direção em vez de outra, o que exige comprometimento com um conjunto particular de ações”. De forma que o padrão das decisões determina a direção da estratégia.
Para o autor, decisões estratégicas significam decisões que:
Têm efeito abrangente na organização à qual a estratégia se refere; Definem a posição da organização relativamente a seu ambiente; Aproximam a organização de seus objetivos de longo prazo. [...] Uma estratégia é muito mais do que uma só decisão; é o padrão global de decisões e ações que posicionam a organização em seu ambiente e têm o objetivo de fazê-la atingir seus objetivos de longo prazo. (SLACK et al, 2002, p. 87) Slack et al (2002, p. 87) afirma ainda que para desenvolver a estratégia é necessário considerar dois conjuntos de questões, que são separados porém justapostos.
O primeiro diz respeito ao que é conhecido sobre o conteúdo da estratégia. São as estratégias e ações específicas que se constituem no sujeito do processo decisório, ou melhor, as questões “o que” da estratégia, os pontos sobre os quais as decisões são tomadas. O segundo conjunto de questões relaciona-se com o processo de como essas estratégias são, de fato, determinadas na empresa. O processo da estratégia governa os procedimentos e os modelos que são adotados para tomar as decisões estratégicas – as questões “como” da estratégia. Tanto o conteúdo como o processo da estratégia de uma empresa justapõem-se e influenciam um ao outro. (SLACK et al, 2002, p. 87)
1.2. ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
Toda organização necessita de algum direcionamento estratégico para que possa definir os seus objetivos de desempenho. Ou seja, é o padrão global de decisões e ações que posicionam a organização em seu ambiente e tem o objetivo de fazê-la atingir