ADMFIN 6 ORCAMENTO DE CAPITAL
5200 palavras
21 páginas
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRAMódulo 6 – Orçamento de Capital
1. O Processo de Orçamento de Capital
Orçamento de Capital é o processo de avaliação e seleção de investimentos de longo prazo, sendo que os mais comuns entre as empresas industriais são os investimentos em Ativos Imobilizados, como por exemplo as aquisições de máquinas e equipamentos, a construção de uma nova unidade industrial, a aquisição de um terreno, etc.
Os valores desembolsados por uma empresa em investimentos de longo prazo são classificados como Gastos de Capital, com os quais a empresa espera obter benefícios por um período superior a um ano. Quando uma empresa adquire novos equipamentos industriais, por exemplo, espera-se que esses equipamentos contribuam para um aumento no volume de faturamento por vários anos.
1.1. Motivo dos Gastos de Capital
As empresas industriais possuem vários motivos para a realização de gastos de capital, dentre os quais podemos destacar:
a) Expansão: Aumento no nível de operações através da aquisição de ativos imobilizados tais como, terrenos e equipamentos industriais.
b) Substituição: Reposição ou substituição de ativos obsoletos e/ou desgastados. Em casos quando um equipamento exige um alto valor para ser reformado, esse gasto com o reparo deve ser comparado ao gasto que seria feito para substituí-lo.
c) Renovação: Representa uma alternativa à substituição envolvendo a reconstrução, a reforma ou o ajuste de um ativo imobilizado.
d) Outros: Determinados gastos de capital não resultam na aquisição ou na transformação de ativos imobilizados tangíveis, mas sim envolvem um comprometimento de fundos de longo prazo, na expectativa de resultados futuros. Como exemplo temos os gastos com propaganda, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, etc.
1.2. Terminologia Básica
Algumas premissas básicas devem ser conhecidas antes de estudarmos as técnicas de Orçamento de Capital:
1) Projetos Independentes: São aqueles cujos fluxos de caixa não tem relação uns com os