Adm
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
6° Período Noite
Curva ABC
Disciplina: Administração de Materiais
Professora: Ana Regina Bezerra Ribeiro
Aluna: Ana Carina A Araujo
Recife, 24 de abril de 2015
A Curva ABC é um instrumento gerencial para controle de custos. Possui função estratégica, auxiliando o administrador a identificar corretamente os itens que podem ser ajustados aos objetivos da empresa. Em seu livro “Administração de materiais: uma abordagem logística” Dias cita o uso da curva ABC na administração de estoque, para definir políticas de vendas, estabelecimento de prioridades e uma série de outros problemas na empresa.
Ainda segundo Dias, os itens devem ser classificados em A, B ou C de acordo com sua importância. Os classificados como A são os itens mais importantes e que devem ser tratados com atenção especial, os classificados como B são os intermediários e os de classe C são aqueles menos importantes. Para o grupo A são colocados, em geral, no máximo 20%, 30% na classe B e o restante na classe C.
Traçando critérios para ordenação, com a curva pronta é possível estudar quais ações estratégicas tomar, como por exemplo, reduzir o consumo de três produtos na classe A significaria uma grande economia, ao invés de reduzir os do grupo C.
Seguindo essas orientações teóricas, segue abaixo a curva ABC de uma empresa pública. Foram selecionados 20 itens para a curva.
Conclusão
Do total de vinte itens analisados, quatro foram classificados como A representando 72,65% da utilização acumulada. Movimentam R$ 702.632,08 dos R$ 967.133,21 do valor acumulado no mês. Diante deste alto valor que representam, são os itens que os gestores devem observar constantemente.
Seis itens foram classificados como B, representando aproximadamente 24% da utilização acumulada. Por fim, os itens restante foram classificados como C, representando cerca de 3,5% do valor total dos itens mesmo sendo 50% dos