ADM
Tecnólogo de Gestão Financeira
ANA BEATRIZ MAGALHÃES QUEIROZ
“A Administração Clássica e a Teoria das Relações Humanas.”
São Paulo, SP
Abril/2015
Sumário
Introdução 3
Teoria da Administração Clássica 4
Teoria das Relações Humanas 5
Conclusão 7
Bibliografia.......................................................................................8
Introdução
Teoria da Administração Clássica e a Teoria das Relações Humanas têm como objetivo demonstrar suas estruturas, características e diferenças. Podemos assim dizer que são teorias completamente diferentes, pois a Teoria das Relações Humanas surgiu em busca de melhoria e aperfeiçoamento da Administração Clássica.
A Teoria Clássica tem conclusões através dos conceitos de Fayol, uma organização no estilo maquina, enfatizando a divisão do trabalho em etapas conforme experiência e eficiência de cada funcionário.
A Teoria das Relações Humanas toma como seu idealizador Elton Mayo, que procura através de suas experiências entender o ser humano como um todo, valorizando e confiando no mesmo, trazendo novas palavras como motivação, liderança, comunicação, dinâmica em grupo e organização informal.
HENRI FAYOL (Teoria Clássica Administrativa - 1916)
Teoria Clássica da administração (ou fayolismo) foi idealizada por Henri Fayol, passasse 58 anos estudando, pesquisando e observando; reunindo finalmente suas teorias em 1916.
Esta teoria ficou conhecida por causa de sua busca pela máxima eficiência, estrutura organizacional e a visão do Homem Econômico. Mesmo recebendo criticas de manipulações aos trabalhadores, por ter uma teoria contraria ao de Frederick Winslow Taylor, que tinha métodos estudados por Europeus, da Administração Cientifica, Fayol defendia seus princípios baseados nas suas experiências na alta administração.
Quando grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecem Princípios Básicos de Fayol, o mesmo tem a ideia de relacionar 14 princípios que podem ser