Adm
Vocês deverão responder às questões abaixo e enviá-las através do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, envie mensagem para o e-mail euclides@unigran.br//josimar.crespan@unigran.br
RESPONDA AS DUAS QUESTÕES ABAIXO. Valor desta atividade 2,5 pontos.
QUESTÃO 03. (Referente a aula 3).
O MRP realiza o controle dos estoques dos itens de demanda dependente componentes, insumos, matérias-primas e sua programação. Quais os principais elementos de um sistema MRP? (valor de 1,25 pontos).
O MRP é uma ferramenta computadorizada para auxiliar a empresa a calcular suas necessidades de materiais nas quantidades certas e no tempo requerido. Os principais elementos de um sistema MRP são:
Lista de material (BOM): é a parte mais difícil e trabalhosa do projeto. Todos os produtos da linha de fabricação devem ser “explodidos” em todos os seus componentes, subcomponentes e peças. Um grande numero de empresas, mesmo com um bom tempo de atuação no mercado, não dispõe de relações de materiais. Outra dificuldade é manter atualizada a lista de material. Com constantes mudanças na tecnologia e nas exigências do mercado atual tornam necessárias tais alterações. Essas alterações podem ser facilmente programadas por conta de novos softwares disponíveis no mercado, portanto, os software ira efetuar as alterações nas datas previstas.
Controle de estoques: a informação sobre os estoques disponíveis são essenciais para a operação de um sistema MRP. Com tudo o numero de empresas que dispõe de sistemas computadorizados de controle de estoques é maior que os que dispõe de um MRP, os softwares mais usuais tratam das duas coisas como modulo do sistema. Assim tem-se um modulo de estoques e um outro de MRP, que podem ser integrados. Estoques de segurança devem ser contemplados nos sistemas MRP, afim de absorver eventuais ocorrências não previstas, como greves, inundações, etc.
Plano mestre: ele retrata a demanda a ser atendida, aquilo que