Adm e mercado de trabalho
EMPREENDEDORISMO
Alunos:
- Alex Sander da Silva Damasio Junior / Matricula: 201402232314
- Breno Ferreira da Silva Santos / Matricula 201403421218
- Felipe Pereira Jannuzzi Cardoso / Matricula 201402291621
- Pedro Mauricio Ximenez da Silva / Matricula 201401340393
- Uilian Marques / Matricula 201401342744
DATA:
O que é empreendedorismo?
Conceito:
Empreendedorismo significa criar empresas ou produtos novos, agregar valor, é saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo. O conceito de empreendedorismo foi utilizado inicialmente pelo economista Joseph Schumpeter, em 1950.
Empreendedorismo é criar riqueza através de novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados, novas formas de organização etc. O empreendedor é responsável pelo empreendedorismo, para gerar lucro para a organização, e valor para o cliente.
O empreendedorismo é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação, preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos.
Qual a Diferença entre Empreendedor e Empresário?
Apesar de normalmente serem palavras associadas à mesma coisa, há uma diferença conceitual e prática entre os dois termos.
O empreendedor costuma ter boas idéias, não somente quando cria uma empresa, mas durante toda a existência dela. Uma companhia não é um projeto morto. Logo após abri-la, é preciso renovar sempre e, para isso, ele tem iniciativa.
Ele tem a capacidade de enxergar objetivos com clareza e traçar planos para atingi-los em prazo pré-estabelecido. O que o diferencia de outras pessoas é saber identificar oportunidades nos locais mais improváveis.
Este tipo de negociador sabe montar um projeto e ainda colocá-lo em prática, mesmo que, para isso, ele corra riscos, o que exige tolerância às frustrações e motivação diante de desafios.
Já o empresário é sinônimo de cautela. Ele consegue a empresa, porque a montou, comprou ou herdou, mas sua atuação limita-se a